Em uma operação de patrulhamento na rodovia MS-160, na área rural de Amambai, policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) recuperaram uma Toyota Hilux furtada, transportando com 1,8 tonelada de maconha. A ação ocorreu na madrugada deste domingo (15) e resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos, que dirigia o veículo. Segundo o DOF, o prejuízo estimado ao crime é de R$ 3,83 milhões.
A Hilux, com placas falsas, tinha sido furtada na cidade de Loanda, no Paraná, em 16 de agosto. Durante o policiamento ostensivo de recobrimento, os policiais avistaram o momento em que o motorista abandonou o carro e fugiu para uma plantação à margem da estrada, mas ele foi capturado logo em seguida. O adolescente relatou que havia sido contratado para buscar o veículo carregado com a droga em Capitan Bado, cidade paraguaia, e levá-lo até Mandaguari, no Paraná.
A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Civil de Amambai. A ação faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). E, foi realizada dentro da Operação Ágata Fronteira Oeste, coordenada pelo Ministério da Defesa, que busca reforçar o combate ao tráfico de drogas e outros crimes nas áreas fronteiriças.
Aumento nas apreensões de drogas em MS
O caso ilustra um cenário de aumento expressivo nas apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul. Entre janeiro e agosto deste ano, o estado registrou um incremento de 26% na quantidade de entorpecentes apreendidos, com 345,5 toneladas confiscadas, em comparação ao mesmo período de 2023. Esse número reafirma Mato Grosso do Sul como o estado brasileiro que mais apreende drogas no país, consolidando sua posição estratégica no combate ao narcotráfico devido à sua extensa fronteira com o Paraguai e a Bolívia, rotas de grande circulação de drogas.
Canal de denúncias do DOF
O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) disponibiliza um canal de comunicação direta com o cidadão para denúncias anônimas, dúvidas e reclamações. O serviço pode ser acessado pelo telefone 0800 647-6300, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Não é necessário se identificar, e todas as informações fornecidas são mantidas em absoluto sigilo. A população também pode acompanhar as atividades do DOF nas redes sociais: Instagram: @dofpmms e Facebook: OficialDOF.