Campo Grande (MS) – O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) iniciou esta semana em Dourados, a sexta edição do Curso de Especialização em Policiamento de Fronteiras (Cepfron), que vai formar mais 35 policiais para atuarem em ações especiais na faixa de fronteira do Brasil, no combate a crimes como tráfico de drogas e armas, contrabando, descaminho e outros.
Realizado pelo Governo do Estado através de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Escola de Governo e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, o Cepfron que teve início nesta segunda-feira (26), terá 365 horas/aulas. Entre as disciplinas ministradas no curso estão policiamento itinerante e de fronteira, armamento e tiro, patrulha rural, flutuação, técnicas de abordagens policiais, língua espanhola, entre outras.
Coordenado pelo capitão João Paulo Chink, esta é a segunda vez que o Cepfron é ministrado integralmente nas dependências do DOF, em Dourados. Participam do curso policiais lotados no Departamento de Operações de Fronteira, na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, da Polícia Militar de Goiás e do Mato Grosso e homens do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro.
Para o comandante do DOF, coronel Ary Carlos Barbosa, o grande diferencial do curso é a disseminação da doutrina sedimentada do policiamento itinerante, através da troca de conhecimento entre os policiais. “Além dos policiais aqui do Estado, temos no curso homens do Exército, Bombeiros e da Polícia Militar de Goiás e Mato Grosso, o que permite a troca de conhecimentos e experiências”, explica.
Além das disciplinas teóricas e práticas, o curso trabalha também valores importantes para a atividade policial, como a união, parceria, espírito de corpo e cultura de valorização do ser humano.