Campo Grande (MS) – O Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que é uma das principais ferramentas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate ao narcotráfico e ao crime organizado na fronteira com o Paraguai e com a Bolívia, fez durante o final de semana do feriado de Natal, a prisão de seis pessoas, sendo duas delas adolescentes, pela prática do tráfico de drogas. Todos os envolvidos estavam transportando entorpecentes na modalidade “formiguinha”, considerada uma das principais formas de tráfico de drogas na região de fronteira durante o ano de 2016.
Das mais de 60 toneladas de drogas apreendidas pelo DOF até o momento neste ano, estima-se que em torno de 15 toneladas foram apreendidas nessa modalidade de tráfico, onde o traficante contrata “mulas” (pessoas), para fazer o transporte de pequenas quantidades através de ônibus, carro, motocicletas, bicicletas e ainda os famosos “caroneiros”, que ficam as margens das rodovias com pequenas cargas de droga, pedindo carona no intuito de camuflar a ação criminosa.
A primeira apreensão foi realizada na manhã do sábado (24), durante abordagem a um ônibus que fazia o itinerário Antônio João X Dourados, pela MS-164. Os policiais abordaram o ônibus e acabaram por encontrar nas bagagens de uma adolescente de 17 anos, moradora na cidade de Antônio João, 16 tabletes de maconha que totalizaram 15 quilos da droga. Segundo declaração da adolescente, ela trocou uma motocicleta pelo entorpecente na cidade de Antonio João e levaria para Dourados. O caso foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), em Dourados.
O segundo caso ocorreu ainda no dia 24, durante abordagem a um ônibus na MS-156, na região de Caarapó, onde mais uma adolescente de 17 anos foi apreendida. Durante vistoria as bagagens e passageiros, do ônibus que fazia o itinerário Coronel Sapucaia X Dourados, foi localizado nos pertences da adolescente, 8 tabletes de maconha, ou seja 8,5 quilos da droga, que relatou ter sido contratada para pegar a maconha em Coronel Sapucaia e leva-la até a Capital, recebendo a quantia de R$ 2 mil pelo transporte. No mesmo ônibus foram presos ainda, Maximiano Cavalheiro(26), Marcio Barbosa(18) e Roseli Ferreira(32), ambos moradores na reserva indígena Teykuê, que fica localizada no município, de 5 quilos de entorpecentes. Os autores alegaram que a droga seria para consumo. Ambos os casos foram registrados como tráfico de drogas na delegacia de Caarapó.
Fechando o feriado na madrugada dessa segunda-feira (26), no decorrer de mais uma abordagem a um ônibus que fazia o itinerário Campo Grande x Naviraí, apreendeu Fátima Aparecida Alvarenga (45), moradora da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, transportando 400g de crack. A droga estava junto ao corpo de Fátima, que relatou que foi contratada para trazer o entorpecente até Naviraí, recebendo a quantia R$ 400. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia da cidade.
A operação Boas Festas continua até o dia 02 de janeiro de 2017, como mais de 50 policiais distribuídos nas regiões de fronteira do Estado, e ainda na região de Sonora e Pedro Gomes.
“O combate a esse tipo de crime, que ocorre com muita incidência e que pelas quantidades pequenas de droga dificulta a repressão pelos organismos policiais na fronteira, são combatidos com eficiência pelos policiais do DOF, que tem se especializado no combate a esse tipo de modalidade criminal através da rotina de cursos de especialização promovidos pela unidade, tornando dessa forma a repressão muito mais ativa, gerando uma maior sensação de segurança a população e a comunidade fronteiriça”, destacou o diretor do DOF, coronel Ary Carlos Barbosa.
Assessoria de Comunicação DOF