Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na madrugada de hoje (22), na rodovia MS-276, região de Indápolis, um caminhão Ford Cargo, cor vermelha carregado com quase 3 toneladas de maconha.
Os policiais realizavam o policiamento ostensivo, dentro das ações da Operação Hórus, que no Mato Grosso do Sul é realizada por meio de parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, quando deram ordem de parada ao condutor, que abandonou o veículo e adentrou a um matagal às margens da rodovia, sendo preso em seguida.
Durante vistorias no caminhão, os policiais do DOF localizaram vários fardos de maconha escondidos em uma carga de caixas plásticas hortifrúti vazias. O condutor, um homem de 41 anos de idade, contou aos militares que foi contratado para pegar o caminhão, já com o entorpecente, em um posto de combustíveis da cidade de Dourados e entregar em São Paulo, não sabendo especificar o local exato.
A droga que após pesagem totalizou 2.835 quilos foi apreendida e entregue juntamente com o caminhão na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), onde o condutor foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, sendo em seguida colocado à disposição da Justiça.
Recorde de apreensões
Com a apreensão de 2.835 quilos de maconha nesta quinta-feira, o DOF bate recorde de apreensões de drogas em 2020, com mais de 215 toneladas tiradas de circulação no Estado até agora, o que representa um aumento de 135,6% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram apreendidas pouco mais de 91 toneladas de entorpecentes.