Campo Grande (MS) – A direção do Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, na Capital, está completando um ano sob a liderança do agente penitenciário Marcelo de Oliveira Vianna. A unidade da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), proporciona mais celeridade e qualidade na atenção à saúde de internos do Instituto Penal de Campo Grande, Presídio de Trânsito e Centro de Triagem “Anísio Lima”.
Para celebrar a data, foi realizada, nessa quarta-feira (9), uma comemoração com a presença do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia; do chefe de Gabinete Dumas Torraca; do diretor de Assistência Penitenciária (DAP), Gilson de Assis Martins e do chefe da Divisão do Trabalho, Rossandro Ramalho, entre outros.
Com a função primordial de promover a assistência à saúde do preso e do internado, de caráter preventivo e curativo, o Módulo de Saúde é subordinado à Diretoria de Assistência Penitenciária e trabalha em conjunto com a Divisão de Saúde. “No local, são realizados atendimento psicológicos, médicos, farmacêuticos e odontológicos”, ressaltou o diretor da DAP, Gilson Martins.
Os trabalhos realizados no Módulo seguem todo um protocolo de procedimentos padrão, o que garante melhor assistência e mais segurança nas ações. “Definimos um trabalho padronizado e organizado, no sentido de realmente oferecer esse atendimento de saúde com qualidade”, destacou Vianna.
Nessa nova gestão, foi criada a cela de espera, o corredor de segurança que dá acesso às outras unidades penais, a sala de monitoramento com gravação 360 graus da unidade, um ambulatório médico, um almoxarifado de remédios, refeitório com self service e está sendo confeccionada a cobertura na área externa.
A direção evidenciou que a intenção é dar mais conforto e atendimento de melhor qualidade às pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, em consonância com a política nacional de atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional.
Vianna agradeceu a integração da equipe multidisciplinar que atua no módulo de saúde, destacando as psicólogas, médicos, odontólogos, enfermeira, técnicos de enfermagem e os internos do regime semiaberto (através de convênio com o Conselho da Comunidade da Capital), e a equipe de segurança, que não medem esforços em desempenhar as tarefas da unidade de saúde.
“Meu agradecimento envolve desde o mais simples servidor até o mais alto escalão, isto porque, bem sabemos, como diz o senso comum: “uma andorinha só não faz verão. Em outras palavras: precisamos uns dos outros, o esforço de todos é o que torna o módulo de saúde uma unidade diferenciada”, finalizou.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, é importante quando os servidores, a partir do Diretor – e deles próprios, se sentem motivados e prestam seus serviços com alegria e comprometimento. Stropa ressaltou sua satisfação em ver que Vianna vem atendendo todas as expectativas da Agepen e, além disso, vem se destacando como um líder respeitado dentre seus pares.
Keila Oliveira – Comunicação Agepen