Campo Grande MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, está participando, em Florianópolis (SC), da 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, promovida pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça e do Departamento Penitenciário Nacional, e pelo Governo do Estado de Santa Catarina.
Também representam o Mato Grosso do Sul no evento o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson de Assis Martins, e o agente penitenciário Marcelo Viana.
A Mostra teve início nesta terça-feira (16) e prossegue até o quinta-feira (17), reunindo representantes de administrações penitenciárias de todo o país, com o objetivo de expor à sociedade as atividades laborais executadas nas unidades prisionais brasileiras, os produtos elaborados por reeducandos e as empresas que oferecem vaga de trabalho no sistema prisional do Brasil.
Paralelamente, estão ocorrerão seminários e conferências que debaterão temas ligados a políticas laborais penitenciárias, com a participação de autoridades, empresários e especialistas no assunto, reconhecidos nacional e internacionalmente.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, atualmente o Mato grosso do Sul supera a média nacional de internos inseridos em atividades laborais, com 37,56% dos detentos trabalhando. São 192 parcerias da Agepen com empresas que garantem trabalho remunerado aos internos.
Para Stropa, a Mostra nacional está sendo uma oportunidade de trocar experiências com outros estados, não só em prol do aperfeiçoamento de ações voltadas ao trabalho prisional, como é o foco do encontro, mas também de estratégias de segurança, entre outros assuntos relativos ao Sistema Penitenciário.
Keila Oliveira