Campo Grande (MS) – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) continua desenvolvendo em Campo Grande, com parceria da Bptran e Agetran, ações de sensibilização e orientação sobre a travessia correta na faixa de segurança, por meio da campanha “Pedestre, Eu Cuido!”.
Nesta terça-feira (14), as atividades aconteceram na Avenida Eduardo Elias Zahran, onde neste ano ocorreram quatro acidentes envolvendo pedestres, conforme dados do órgão.
Durante o desenvolvimento da campanha, os técnicos do departamento notaram que a maior dúvida é sobre a preferência para a travessia. O gestor de Educação e Segurança de Trânsito do Detran-MS, Ivar Custódio, explica que existem três formas de atravessar a via corretamente.
“Em um cruzamento com sinalização semafórica, cada um respeita a sua vez. Já em um local onde não há semáforo e nem faixa de pedestre, a preferência é do veículo, sendo necessário que o pedestre atravesse apenas quando tiver uma distância segura. E a terceira situação é quando há faixa, mas não tem semáforo. Neste caso o pedestre deve sinalizar a sua intenção com o braço e esperar os veículos pararem para atravessar com segurança”, esclareceu.
A estimativa é de que desde o início da campanha, no dia 22 de junho, cerca de 3 mil pessoas, entre condutores e pedestres, tenham sido abordadas nos principais pontos de Campo Grande. Número que irá aumentar, pois as abordagens de rua seguem até o fim do ano.
Hoje, as atividades continuam às 16h na Avenida Eduardo Elias Zahran, em frente ao Banco Itaú. Amanhã (15), as ações acontecem na Rua Pernambuco, em frente ao Ultramedical, das 11h às 12h e das 16h às 18h.
Comunicação Detran-MS