São Gabriel do Oeste (MS) – Internas do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto e Aberto de São Gabriel do Oeste (EPFRSAAA-SGO) também estão atuando nas ações de combate à dengue na cidade, por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Prefeitura, através da direção do presídio e da Secretaria Municipal de Saúde.
Como parte da campanha “Dia D”, as reeducandas atuaram na inspeção do pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da cidade, Casa de Abrigo e Delegacia de Polícia Civil. Elas realizaram, ainda, a retirada de lixo e de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só do vírus da dengue, como também das febres chicukungunya e zica. Também foram realizadas limpezas de terrenos baldios e distribuição de panfletos em residências, tudo sob orientação de técnicos da Prefeitura e com supervisão de agentes penitenciários.
De acordo com o diretor do presídio, Albino Gonçalves Lima Júnior (em substituição legal), o trabalho foi muito produtivo tanto em benefício da população em geral como para as internas que ficaram contentes em contribuir para o combate à doença. “É uma forma de o Sistema Penitenciário ajudar diretamente à comunidade local, fazer essa interação positivas dessas mulheres que estão retornando ao convívio social”.
Conforme Lima, a preocupação em eliminar focos do mosquito já vinha sendo trabalhada junto às custodiadas, tanto do semiaberto, quanto do regime fechado, através de conscientização e monitoramento constante no presídio.
Keila Oliveira