Nova Andradina (MS): A Polícia Civil de Nova Andradina reinaugurou na manhã desta terça-feira (1.10), a Delegacia de Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM). A unidade atua desde 2003 e, com a reforma, as novas instalações passam a oferecer salas específicas para o registro de ocorrências, atendimento a autores, além de uma brinquedoteca para o entretenimento de crianças durante o atendimento às vítimas.
Participaram da solenidade, a delegada titular da DAM, Daniella de Oliveira Nunes Leite, o delegado regional de Polícia Civil de Nova Andradina, André Luiz Novelli, representantes do poder Judiciário, Executivo, Legislativo e membros da Segurança Pública.
Devido a um problema técnico na aeronave, o secretário de Justiça e Segurança Pública – delegado Antonio Carlos Videira, o Delegado-Geral da Polícia Civil – Marcelo Vargas e o Diretor do Departamento de Polícia do Interior – delegado Ivan Barreira, não puderam comparecer ao evento.
As Delegacias de Polícia dos municípios de Sidrolândia, Rio Negro e Ribas do Rio Pardo passaram por adequações para a realização de obras para implementação da ‘Sala Lilás’ por meio de parcerias da PCMS e prefeituras.
De acordo com o delegado Regional André Luiz Novelli, a reforma do prédio se deu graças à união de esforços, diversas instituições representadas comprometidas com o serviço público e com a comunidade local. “Uma parceria da Polícia Civil com o Ministério Público do Trabalho, com o Ministério Público Estadual, com o Conselho Comunitário de Segurança de Nova Andradina, com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, foi possível a obtenção de recursos financeiros junto à Justiça do Trabalho e Justiça Estadual, a criação de projeto arquitetônico e sua realização, o que possibilitou a reforma do prédio e a remodelação da Delegacia de Atendimento à Mulher, um exemplo de que a somatória de forças e a busca do bem comum apresenta resultados satisfatórios”, destaca.
A DAM de Nova Andradina foi inaugurada em julho de 2003. À época, a obra foi construída com recursos do Governo Estadual e Prefeitura Municipal.
Ela integra o organograma oficial da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, figura como unidade especializada no atendimento às vítimas do gênero feminino e possui sede nas regionais administrativas do interior do Estado, no caso específico, a cidade “Sorriso” de Nova Andradina, além da Casa da Mulher Brasileira sediada na capital Campo Grande.
A função precípua da Delegacia de Atendimento à Mulher é a aplicação da lei, proporcionar o acolhimento das mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, fragilizadas, vítimas da agressão física, psicológica ou moral, fruto da violência doméstica ou decorrente de relacionamentos abusivos, cujas providências legais geram a prisão em flagrante delito dos autores da agressão e a representação por medidas protetivas à Justiça. Por força da especialidade, a DAM também é responsável pelas investigações criminais em crimes de estupro e pela promoção das escutas especializadas.
Serviço
A Delegacia de Atendimento à Mulher está localizada na Rua Santo Antônio, 1094, região central da cidade.
Reportagem Carlos Eduardo da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil