Policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), apreenderam quase 2 toneladas de maconha no bairro Esplanada, em Dourados, nesta segunda-feira (13). Dois homens foram presos em flagrante por tráfico.
Conforme a Polícia Civil, a droga estava em um imóvel localizado na rua Flamingo, que funcionava como entreposto de drogas para uma organização criminosa do Rio De Janeiro, que vinha sendo investigada pela Defron.
Na manhã de hoje, os investigadores constaram que no local havia grande quantidade de droga enterrada no quintal do imóvel e, que estaria na iminência de ser transportada para Duque de Caxias (RJ).
Durante buscas no local, os policiais da Defron se depararam com dois homens, um de 22 anos, morador de Dourados e outro de 48 anos, oriundo do Rio de Janeiro, com diversas passagens por tráfico, que estavam escavando o terreno para a retirada da droga.
Em um dos cômodos do imóvel os investigadores encontraram dezenas de fardos de maconha, com resquícios de terra, que após pesagem totalizaram 1.958 quilos.
Os acusados foram presos e encaminhados juntamente com a droga para a sede da Defron, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A ação da Defron de hoje integra a Operação Fronteiras e Divisas Integradas, que faz parte de uma ação sistêmica entre Estados e órgãos federais no combate ao crime organizado em todas as suas vertentes, como o tráfico de drogas, contrabando, descaminho, roubo de carga e demais crimes patrimoniais e contra a vida. Envolve não só o trabalho de repressão aos criminosos, mas a investigação e, principalmente, a desestruturação e a descapitalização dessas organizações.