Policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) apreenderam em Ponta Porã, na tarde desta segunda-feira (8), 7 toneladas de drogas e prenderam 5 suspeitos de tráfico de drogas. Os criminosos foram flagrados no momento em que carregavam uma carreta com a droga. Um adolescente de 14 anos também foi apreendido.
A ação desencadeada ontem pela Defron resulta de mais de 20 dias de investigações, que tiveram início com a apreensão de 3,4 toneladas de drogas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na MS-270, na região de Itahum, em Dourados, no início do mês de fevereiro. A droga estava escondida em uma carga de água mineral.
A partir das investigações os policiais civis chegaram até um imóvel localizado na Rua Diogo Torres Gimenes, no Bairro Jóquei Clube, em Ponta Porã, que vinha sendo utilizado como depósito por traficantes da região de fronteira. Em monitoramento ao local, os investigadores flagraram o momento em que 5 suspeitos e um adolescente carregavam um caminhão com maconha que estava estacionado no quintal.
Ao perceber a presença da polícia, um dos acusados, de 35 anos, sacou um revólver calibre 38 e disparou contra os policiais, que revidaram. Após efetuar os disparos, o homem jogou a arma e um telefone celular por cima do muro e se escondeu em uma edícula juntamente com os outros suspeitos, um rapaz de 18 anos, dois homens de 26 e 24 anos e um adolescente de 14 anos.
Após ordem dos policiais, o homem ferido saiu da edícula, sendo imediatamente socorrido e encaminhado para o hospital municipal. Os demais suspeitos foram presos, o adolescente apreendido e encaminhados juntamente com o revólver, telefones celulares, o veículo carregado com a droga, um Monza e um IX-35 para a Defron, em Dourados.
Os acusados foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menor. O autor dos disparos contra os policiais também vai responder por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Patroa
Uma mulher de 28 anos, apontada pela Defron como a proprietária da droga apreendida no Bairro Jóquei Clube, em Ponta Porã, foi presa na manhã de hoje (9), no aeroporto de Dourados, no momento em que tentava embarcar para Salvador, na Bahia, na tentativa de fugir do flagrante.
A acusada tem dupla nacionalidade, paraguaia e brasileira e conforme informações da Polícia Civil é de família de Pedro Juan Caballero, que tem grande influência no tráfico internacional de drogas. Seria ela a contratante e patroa dos suspeitos flagrados ontem carregando com 7 toneladas de drogas a carreta que estava estacionada no pátio do imóvel localizado na Rua Diogo Torres Gimenes.