Policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), apreenderam 2,6 toneladas de maconha nesta terça-feira (21), em Ponta Porã. A droga estava acondicionada em uma oficina mecânica, que funcionava como entreposto de drogas.
Os policias chegaram ao local, que fica na BR-463 próximo a linha internacional, após meses de investigações, constatando que a oficina, supostamente especializada em caminhões era na verdade utilizada por criminosos como entreposto de drogas.
Conforme o delegado titular da Defron, Rodolfo Daltro, os levantamentos feitos pela Polícia Civil demonstraram que muitos dos caminhões que permaneciam na oficina mecânica, para supostos consertos, estavam na verdade sendo carregados com drogas, que eram em sua maioria enviadas para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O crescimento exponencial do poder aquisitivo e do patrimônio do proprietário da oficina, chamaram a atenção dos investigadores da Defron, que após trabalho de inteligência constatou que havia grande quantidade de maconha no local, que recebeu hoje a visita da Polícia Civil.
A informação da existência de drogas na oficina foi confirmada por um funcionário que estava no local no momento da ação policial e confessou ainda que a própria casa, localizada no mesmo terreno, também servia como depósito de drogas.
Durante buscas nos imóveis, os policiais da Defron localizaram diversos fardos da maconha, que após pesagem totalizaram 2,6 toneladas da droga.
Os investigadores estiveram também na casa do proprietário da oficina, localizada no Bairro Altos da Glória, em Ponta Porã, onde ele foi preso. No local foram apreendidos dois automóveis de luxo, um deles importado, ambos adquiridos com o dinheiro do tráfico, segundo a Defron.
O funcionário e o proprietário da oficina foram presos e encaminhados para a Defron, em Dourados, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. “Nós representamos também pelas prisões preventivas dos suspeitos”, disse o delegado.
Com mais essa apreensão, subiu para 96 toneladas o quantitativo de drogas apreendidas pela Defron neste ano. O total de drogas apreendidas no estado, pelas forças de segurança estaduais, ultrapassa 615 toneladas.