MS está entre os sete estados que apresentaram redução, conforme levantamento feito pelo Monitor da Violência
Campo Grande (MS) – O Índice Nacional de Homicídios do Monitor da Violência, desenvolvido em parceria com o G1, Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou que Mato Grosso do Sul ficou entre os sete estados que apresentaram maior redução de ocorrências envolvendo crimes violentos no primeiro bimestre de 2020.
Enquanto o Brasil registra alta de 8%, Mato Grosso do Sul segue na contramão, com a redução nos índices de crimes violentos. Um exemplo, é com relação aos homicídios dolosos, se comparado janeiro de 2019 com 2020, houve uma redução de 35%. Enquanto no ano passado foram registrados 40 casos, no mesmo período, ocorreram 26 registros. Ao todo foram registrados 74 casos.
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o trabalho de inteligência e investigação aliado ao policiamento preventivo tem contribuído para a diminuição da criminalidade no Estado.
“Quando você reprime o tráfico doméstico, você reduz os furtos, roubos e roubos seguidos de morte porque, muitas vezes, quem vai roubar um celular para trocar por drogas acaba cometendo o latrocínio. É importante lembrar que Mato Grosso do Sul é o Estado com maior índice de esclarecimento de homicídios do País”, destaca Videira.
Os resultados positivos são reflexos dos investimentos que o Governo do Estado vem aportando na Segurança Pública. Desde 2015, foram aplicados R$ 130 milhões que resultou na compra de armas, veículos e equipamentos, além de treinamentos de pessoal. E até 2022, a previsão é que sejam investidos mais R$ 100 milhões no setor.
Monitor da Violência
Segundo o balanço do Índice Nacional de Homicídios, o Brasil teve 7.743 assassinatos nos dois primeiros meses de 2020, 548 mortes a mais em comparação ao ano de 2019, o que resultou em uma alta de 8%.
Mato Grosso do Sul ficou entre os setes estados com melhores resultados. Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro e Raraima – que registrou maior redução neste período.
O Monitor da Violência contabiliza os números de vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Rodson Lima, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).