Campo Grande (MS) – A Polícia Militar Ambiental está realizando fiscalização junto aos criadores amadores e comerciais de aves silvestres licenciados. A fiscalização deve-se ao fato de que neste ano de 2016, o IBAMA repassou todo o controle para o Estado. Dessa forma, apesar deste tipo de criação ser importante para minimização do tráfico de animais silvestres, precisa ser monitorado e fiscalizado para que não ocorram fraudes.
No último dia 25, Policiais Militares Ambientais de Jardim autuaram dois criadores. Um deles, autônomo de 29 anos, não mantinha o plantel atualizado junto ao sistema (SISPASS) do órgão, como determina a legislação, foi autuado administrativamente e recebeu multa de R$ 500. Pelo mesmo motivo, outro criador amador, funcionário público de 59 anos, também foi autuado administrativamente e multado em R$ 1,5 mil.

Ambos foram notificados a se regularizar junto ao órgão ambiental competente, no caso, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Até o momento já foram fiscalizados vários criadores em Campo Grande, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Costa Rica e Batayporã. No dia 23, dois criadores foram autuados em Jardim.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação/PMA.