Campo Grande (MS) – Na manhã desta segunda-feira (14), no auditório do Quartel do comando geral, em “Roda de Conversa” com as militares do Corpo de Bombeiros militar, da Polícia Militar e Exército Brasileiro, a palestrante e representante da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), pasta ligada da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Rosana Monti Henkin, abordou a luta das mulheres para conquistar espaço na área profissional.
A palestrante informou o motivo da parceria com outras secretarias para avançar nas políticas públicas e dos desafios para alcançar a igualdade de gêneros em cargos e salários. “Mesmo diante de avanços no que diz respeito à igualdade entre os gêneros como assegura a Constituição, mulheres ainda ocupam cargos de menor peso no mercado de trabalho e nas posições políticas administrativas. Para mudar esse cenário, é necessária a informação e educação contínua a esse respeito” reforçou a palestrante.
Ao longo do século XX, o protagonismo das mulheres no desenvolvimento das políticas, cargos e carreiras avançou muito e ainda há campo para ser desbravado. “Cargos em destaques eram exclusivos dos homens, hoje esse quadro já mudou, entretanto ainda há muitas injustiças e muito a ser conquistado”, descreveu Rosana Monti Henkin, responsável pelo núcleo de “Enfrentamento à Violência” e “Educação Inclusiva e Não-Sexista”.
“O preconceito e o machismo ainda são fatores preponderantes no meio profissional. A violência contra a mulher também ajuda a evidenciar esse quadro”, destacou a palestrante.
Corpo de Bombeiros Militar