Coxim (MS) – No último sábado (27) aconteceu em Campo Grande, o evento que marcou a aposentadoria de Kauê, um cão da raça Golden Retriever, que fazia parte do Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo – Terapia Assistida Por Cães” do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul. O projeto refere- se aos atendimentos realizados em escolas, asilos, casas de repouso e instituições afins.
Kauê foi o segundo cão do projeto e o primeiro a se aposentar, depois de cinco anos de trabalhos desenvolvidos junto às crianças e idosos com necessidades especiais da Capital. A partir de agora o animal passará a trabalhar apenas na clínica veterinária onde mora com seu dono e tutor, o médico veterinário Antônio Abreu. Em seus cinco anos de serviços, bem prestados à comunidade, Kauê mostrou a importância do contato entre pessoas (mais especificamente com necessidades especiais) e animais.
Durante as homenagens, o criador e Coordenador Geral do Serviço de Cães do Corpo de Bombeiros, capitão Fábio Pereira de Lima, ressaltou mais uma vez a importância do “Projeto Cão Herói, Cão Amigo – Terapia Assistida Por Cães”, que foi oficializado na corporação em 2014.
“Dentro do CBMMS temos as diferenças de perfil de um cão de busca e um cão terapeuta, pois, os animais que participam do projeto de terapia necessitam ser dóceis e tranquilos, não se estressando fora de seu ambiente e principalmente quando as crianças puxam sua cauda ou orelhas, o que é normal. É importante lembrar que a terapia assistida por cães é um trabalho em equipe e multidisciplinar, sendo que o cão motivador é conduzido nas sessões por um bombeiro militar capacitado e o paciente tratado por profissionais de saúde habilitados, compondo assim, um conjunto de sucesso”, explicou o capitão.
Assessoria de Comunicação Corpo de Bombeiros Militar