Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza em Dourados nesta quinta-feira (17), o Seminário de Segurança de Voo, que tem por objetivo a capacitação dos profissionais da aviação para a prevenção dos acidentes aéreos.
Direcionado à comunidade aeronáutica de todo o Estado e realizado em parceria com o Aeroclube de Dourados, o evento que acontece a partir das 8 horas da manhã no auditório da Câmara Municipal é totalmente gratuito e engloba empresas, entidades e profissionais da aviação.
Durante todo o dia serão ministradas por investigadores e especialistas de acidentes aéreos do SERIPA IV, palestras que abordam entre outros assuntos, a legislação e ocorrências aeronáuticas, consciência situacional e processo decisório, manutenção aeronáutica, acidentes aeronáuticos e seus custos e fatores humanos na aviação.
O evento contará com a participação de mais de 100 profissionais da aviação, que já estão inscritos no Seminário. A Câmara de Vereadores de Dourados está localizada na Avenida Marcelino Pires, número 3498, no Jardim Caramuru.
Sobre a CGPA
Criada em 1999, atualmente a CGPA conta com um efetivo de 26 homens e 2 mulheres e desenvolve inúmeras missões no Estado e fora dele, tais como: captura de assaltantes de bancos, apreensões de drogas e armas, resgates aeromédicos em rodovias e em locais de difícil acesso, escolta de presos, transporte de autoridades e policiamento aéreo ao longo da fronteira de Mato Grosso do Sul, que divide o Brasil da Bolívia e do Paraguai.
Atualmente a flotilha da CGPA é composta por aeronaves de asas fixas, recebidas em doação da Força Aérea (Bandeirante) e da Polícia Federal (Baron e Cessna), e outras depositadas judicialmente pelo Poder Judiciário (Baron e Helicóptero Jet Ranger), e asas rotativas, nesse caso destacando-se o helicóptero de fabricação francesa da Eurocopter, modelo AS350 “Esquilo”, utilizado no policiamento aéreo e resgate, adquirido em 2009 por meio de convênio com o Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Com profunda vocação ecológica, realiza ações rotineiras de proteção e policiamento aéreo tanto na Bacia do Paraguai (Pantanal), como na Bacia do Paraná, no controle e fiscalização de incêndios, desmatamento e repressão à pesca e caça predatórias.
Além disso, contribui sobremaneira com a vigilância de nossas fronteiras, combatendo o tráfico de drogas e o contrabando, além de apoiar as ações dos órgãos de controle sanitários, estadual e federal.