Campo Grande (MS) – O coordenador da Polícia Comunitária em Mato Grosso do Sul, coronel Carlos de Santana Carneiro é um dos homenageados pela Câmara Municipal de Campo Grande, nesta quarta-feira (22), com o Troféu “Domingos Veríssimo Marcos”.
A solenidade de outorga da honraria é realizada em comemoração ao Dia do Índio, celebrado nacionalmente em 19 de abril, e, condecora pessoas físicas e jurídicas em reconhecimento a luta pela defesa dos povos indígenas no município.
Como coordenador da Polícia Comunitária entre 2004 a 2014, o coronel Santana em muito contribuiu para a consolidação da política de segurança pública cidadã no Estado, através da capacitação de mais de 3,5 mil policiais e lideranças comunitárias na filosofia de Polícia Comunitária.
O homenageado é ainda, responsável pelo planejamento e institucionalização dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado, dentre eles, o primeiro Conselho Comunitário de Segurança das Aldeias Urbanas Indígenas de Campo Grande. A iniciativa possibilitou a aproximação e estreitamento de laços das lideranças indígenas e comunidade, com as polícias, facilitando o estabelecimento de ações de prevenção e combate a criminalidade.
A solenidade de entrega do Troféu “Domingos Veríssimo Marcos” acontece às 19 horas no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, na Avenida Ricardo Brandão, número 1.600, no Jatiuka Park, em Campo Grande.
Domingos Verríssimo Marcos
Líder terena, natural da Aldeia Bananal de Aquidauana, Veríssimo foi um dos pioneiros na luta pela emancipação indígena, respeito à cultura e espaço territorial. Veríssimo serviu o Exército por 35 anos, período no qual participou das expedições do Projeto Rondon e graduou-se em Filosofia, Letras e Física, dominando além das línguas terena, guató e kadwéu, inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol.
Depois de se aposentar, o Terena voltou à aldeia nativa e, com o conhecimento adquirido, iniciou projetos na área da educação, saneamento básico e agricultura, formando a 1ª turma do Curso de Magistério Bilíngüe (Português/Terena), lutou também pelas Rádios Comunitárias e foi o primeiro coordenador da União das Nações Indígenas (UNI).
Ainda na área da Educação, foi responsável pela criação de cotas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e descontos em algumas instituições particulares. Em reconhecimento a este importante trabalho, com reflexos em todo o Estado e exemplo para o Brasil, foi proposta a comenda aprovada pela Casa e simbolizada pelo “Troféu Domingos Veríssimo Marcos”.