Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (28) foi realizada na Associação dos Oficiais Militares de Mato Grosso do Sul, a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central de Campo Grande, para o triênio 2017-2020. Assumiu o cargo de presidente Eliezer Melo Carvalho, de vice-presidente José Luiz Spinosa Vila e de 1º secretário Antônio José de Castro. O Conselho de Segurança da Região Central foi instituído em 20 de outubro de 2013.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que fez questão de enfatizar a importância da Polícia Comunitária, que tem uma nova filosofia de atuação das polícias, marcada pela intensa participação da comunidade na resolução dos problemas.
“O trabalho desenvolvido pela Polícia Comunitária é entendido como a conjugação de todas as forças vivas da comunidade, sob a coordenação de policiais designados no sentido de preservar a segurança pública. É importante a participação dos Conselhos fazendo um trabalho de integração, porque essa voz unida faz eco na classe política, na reivindicação para que segurança pública não seja apenas um tema ocasional, e passe a ser tratada efetivamente como política de estado”, disse José Carlos Barbosa.
Na oportunidade o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, reafirmou seu apoio ao trabalho desenvolvido pelos Conselhos Comunitários de Segurança. “Acredito muito no trabalho da Polícia Comunitária, que vem promovendo segurança com apoio da comunidade, ratifico nosso compromisso com a integração e soma de forças para juntos identificarmos, priorizarmos e solucionarmos os problemas de segurança pública e demais demandas da comunidade”, afirmou o comandante.
O dirigente da Sejusp finalizou dizendo que é fundamental construir o alicerce da polícia comunitária com diálogo. “É muito importante essa conversação, essa interação, trazendo a sociedade para dentro das instituições, e dessa forma faremos com que os Conselhos Comunitários sejam cada vez mais ouvidos pelos governos. Parabenizo pelo trabalho realizado o agora ex-presidente Adelaido Vila e desejo sucesso ao presidente Eliezer Melo Carvalho (Jacaré), e a todos os membros deste tão importante Conselho”, finalizou José Carlos Barbosa.
Conselho Comunitário
Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS´s) são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, além desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais e em parceria com os agentes de segurança pública.
Atualmente no Estado estão institucionalizados 51 Conselhos, sendo 21 em Campo Grande e 30 nas cidades do interior.
Reportagem Kahuê Prieto da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública