Campo Grande (MS) – Representantes da secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estiveram nesta quinta-feira (15.02) na cidade de Sidrolândia, onde participaram da entrega 386 identidades, que foram requeridas pela população durante mutirão realizado no município no início deste mês. Estiveram presentes no ato o superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias, Jonildo Theodoro de Oliveira, a coordenadora-Geral de Perícias, Glória Setsuko Suzuki, e o diretor do II, Maurilton Ferreira de Souza.
A ação faz parte das atividades do Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (Ceesrad), ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), e contou com o apoio da Sejusp e da Prefeitura Municipal.
Para a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, presente na cerimônia, a entrega do RG demonstra cada vez mais o compromisso do Governo do Estado com a cidadania e parceria com os municípios sul-mato-grossenses. “É muito gratificante ver pessoas recebendo esse documento que dá abertura para muitos outros. Para o Governo do Estado é um investimento, já que essa primeira via é ofertada gratuitamente, que garante a cidadania de nossa população. Agradeço por vocês terem procurado o serviço disponibilizado e que cuidem bem e façam bom uso do documento”, disse.
Foi o caso de Natan Basílio, 18 anos, que acompanhado de seu pai, Milton Francisco, 63 anos, ambos da aldeia Tereré, retirou seu documento de identificação na ação do comitê. “Vai ser muito bom. Agora vou poder tirar outros documentos e fazer mais coisas que antes não podia por falta do RG”, afirmou o jovem. Para seu pai a ação do Governo do Estado foi decisiva. “Estava difícil conseguir tirar esse documento, mas com essa ação o documento saiu. Agradeço a todos os trabalhadores, o governador, a prefeitura, por essa força”, reforçou Milton.
O prefeito de Sidrolândia, Marcelo Ascoli, mensurou a ação como uma grande conquista. “Parece simples, mas é na verdade uma grande conquista quando temos a possibilidade de garantir à população o acesso ao RG. Temos uma vez por semana a presença do pessoal do Instituto de Identificação, mas uma ação como a do Ceesrad ajuda e muito nesse processo. Não mediremos esforços para mantermos e possibilitarmos parcerias positivas como essa”, ressaltou.
Na ocasião o superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias, coronel Jonildo Theodoro de Oliveira, que representou a Sejusp, enfatizou que o RG após a certidão de nascimento é o documento identificação mais importante de um cidadão. “Com iniciativas como essa, o Governo do Estado está levando mais dignidade para a população sul-mato-grossense”.
A próxima ação do Ceesrad de cadastro do RG, para posterior entrega, está prevista ainda esse mês, em Paranhos.
CEESRAD
Vinculado à Sedhast, o comitê é composto por parceiros como a Defensoria Pública Estadual (DPE); Tribunal de Justiça/Corregedoria de Justiça; Receita Federal; Secretarias de Estado de Educação (SED), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Saúde (SES); Fundações do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS) e Nacional do Índio (Funai); Assembleia Legislativa; Bancos do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF); Comando Militar do Oeste (CMO); Associação dos Cartorários e Registradores de Mato Grosso do Sul (Anoreg); Marinha do Brasil; Polícia Militar Ambiental (PMA); Subsecretarias de Políticas Públicas para Mulher (SPPM) e de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc); Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Regiane Ribeiro com informações da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)