Campo Grande (MS) – A comissão organizadora do Miss Penitenciária MS, da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), realizou na tarde de ontem (9) a primeira reunião para definir a realização das etapas municipais e a estadual do concurso que elege a mais bela reeducanda de Mato Grosso do Sul.
O Miss Penitenciária integra a política de atenção às mulheres em situação de privação da liberdade e egressas do sistema penitenciário do Estado, com o objetivo de elevar a autoestima das custodiadas.
Realizado há 15 anos para detentas de Campo Grande e há sete na esfera estadual, o concurso foi institucionalizado apenas este ano, por meio de Portaria publicada no Diário Oficial do Estado. Além de estar oficializado, o concurso agora será estendido a detentas que estão em regime semiaberto ou aberto; até o ano passado, apenas as do fechado podiam concorrer.
Durante a reunião, ficou definido que será estabelecido um calendário para a realização dos concursos Miss Primavera, etapas municipais, entre os meses de setembro e outubro, e do Miss Penitenciária MS no dia 27 de novembro, no presídio feminino da Capital. Outros assuntos debatidos foram composição da mesa de jurados, prêmios e parcerias, entre outros.
Participaram da reunião o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia; o diretor de Assistência Penitenciária, Gilson de Assis Martins; o chefe de Gabinete, Dumas Torraca, a coordenadora das unidades penais femininas, Jane Maria Motta Stradiotti; a chefe da Divisão de Promoção Social, Alessandra Siqueira; a diretora do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, Mari Jane Boleti Carrilho; a diretora do presídio semiaberto feminino da Capital, Maria Terezinha de Oliveira Lopes (em substituição legal) e a assessora de comunicação, Keila Oliveira.