Campo Grande (MS) – Os comandantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM), coronel Joilson Amaral, e da Polícia Militar (PM), coronel Waldir Ribeiro Acosta, estão em Brasília, participando de um encontro para discutir temas ligados à segurança pública dos estados e do Distrito Federal. A reunião que teve início ontem e segue durante toda está quinta-feira (14.3), é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e conta também com a presença de integrantes do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros (CNCG).
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fez a abertura dos trabalhos nesta quarta-feira (13.3). Moro destacou a importância do trabalho conjunto entre os agentes de segurança pública e as principais medidas adotadas na pasta. Em sua mensagem aos 49 comandantes gerais de polícias e bombeiros dos estados, o ministro ressaltou ainda a mudança no sistema de visitas sociais nos presídios federais, feita exclusivamente por parlatórios.
O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, enfatizou a primeira reunião do Conselho neste ano. “É de fundamental importância este encontro para transmitir as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ouvir os comandantes gerais dos estados para que juntos possamos traçar uma política de segurança pública dirigida aos nossos profissionais e para que a população possa ter uma sensação de bem-estar”, justificou.
Na oportunidade o comandante-geral da PM, coronel Waldir Ribeiro Acosta, entregou os resultados de produtividade operacional da corporação no ano de 2018 ao dirigente da Senasp, e ainda ressaltou a importância da oportunidade para a integração entre as polícias e bombeiros militares do país. “Estes encontros promovidos pelo CNCG proporcionam aperfeiçoamento técnico e a troca de experiências, possibilitando perspectivas positivas para a segurança pública, que será alcançada através da integração, união, planejamento e, sobretudo, pelo trabalho realizado pelos militares de cada unidade da federação”, pontou o coronel.
Fotos: Divulgação