Começou a ser feito este mês, pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o Censo Cadastral Previdenciário dos servidores ativos, aposentados, pensionistas, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (RPPS/MS), bem como dos militares ativos, da reserva remunerada, reformados e pensionistas.
O Censo pode ser feito na forma on-line, por meio de aplicativo ou website e, presencialmente, no caso de impossibilidade de realização na forma on-line, até o dia 28 de abril de 2023.
O Decreto que normatiza a realização do Censo Cadastral Previdenciário dos Servidores, foi publicado no Diário Oficial do Estado no início do mês de dezembro passado. O objetivo é atualizar a base de dados cadastrais e aprimorar a gestão do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (RPPS/MS) e do Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM/MS).
O Censo Previdenciário, que é obrigatório, é realizado pela Agência de Previdência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEPREV-MS) e, aqueles servidores que não fizerem a atualização cadastral dentro do prazo legal, terão suspensos os pagamentos de suas remunerações, proventos ou pensões até que a situação seja regularizada.
Para realizar o Censo Previdenciário é preciso acessar o site www.censo.ms.gov.br, que contém todas as informações necessárias para o recenseamento, bem como o link de acesso para a atualização cadastral.
Joelma Belchior – Sejusp