Campo Grande (MS) – O consultor da Corporação Andina de Fomento (CAF), professor Claudio Ferraz, destacou durante reunião realizada nesta sexta-feira (9.3) que o programa Escola Segura, Família Forte, já tem gerado resultados positivos. O encontro que contou com a participação do secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, com a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, e com técnicos da Secretaria Estadual de Educação (SED), que teve como foco a apresentação uma avaliação de impacto do programa que está sendo implantado na Capital desde o mês de outubro do ano passado.
“Podemos observa nos dados analisados que em cerca de dois meses de execução do programa ainda em 2017, houve redução nos índices de criminalidade principalmente em relação aos números de roubos, furtos, e delitos associados ao consumo ou tráfico de drogas. Agora a expectativa para este semestre é conseguir reduzir ainda mais esses números e apresentar resultamos melhores no final deste semestre”, frisou.
O coordenador do projeto Escola Segura Família Forte, Valson Campos, explicou que com a ronda escolar e o contato direto dos diretores com a polícia o ambiente escolar se tornou mais seguro para os alunos, familiares e todo entorno da escola.
“Hoje com o programa funcionando, podemos analisar algumas situações que aconteciam por falta de policiamento especializado, e agora com o policiamento específico, com as viaturas caracterizadas e com a interlocução de todas as policias, os resultados são excelentes. As atividades e ocorrências registradas durante o mês de novembro, por exemplo, nas escolas da rede estadual foram um total de 73 ocorrências prontamente atendidas”, completou o coordenador.
Durante sua fala o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, disse que MS tem sido laboratório de boas práticas que estão se tornando referência nacional, e assim será com o Escola Segura, Família Forte. “Hoje o tema segurança pública é discutido nacionalmente, e o Estado está unindo esforços para inovar com a realização de ações que podem refletir futuramente. Acredito que educação é o futuro do Brasil, por isso precisamos investir nela, se não podemos ter reflexos na segurança pública”, pontuou.
Escola Segura, Família Forte
Num cenário em que quase a metade das escolas brasileiras não possui esquema de policiamento para evitar a violência em seu entorno – conforme apontam dados do Anuário da Segurança Pública 2017 – Mato Grosso do Sul já foi premiado internacionalmente pelo programa Escola Segura, Família Forte, que destinou cinco viaturas e equipe de 20 policiais militares para atuar, exclusivamente, na ronda escolar.
Implantado no mês de outubro do ano passado, o programa conquistou prêmio internacional por sua metodologia de trabalho. Ele foi selecionado entre os nove vitoriosos dentre mais de 90 projetos de toda a América Latina pela I Convocatória Internacional de Avaliação de Impacto – processo de seleção da Corporação Andina de Fomento (CAF), Banco de Desenvolvimento da América Latina semelhante ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Nesta primeira fase do Escola Segura, Família Forte estão sendo atendidos 60 escolas estaduais e municipais de Campo Grande. As viaturas fazem rondas preventivas e ostensivas nos três turnos de aulas.