Campo Grande (MS) – Cães terapeutas do Corpo de Bombeiros foram o motivo da festa das crianças do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu) nesta quarta-feira (21). Meninos e meninas com idade entre dois e seis anos receberam a visita do projeto social “Cão Herói, Cão Amigo – Terapia com Cães”.
O coordenador do projeto, capitão Fábio Pereira de Lima, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar em Campo Grande, explicou que os animais são dóceis e treinados para não reagir a distrações. “Eles não estranham pessoas”, disse.
Segundo o capitão, a convivência com os cães desenvolve nas crianças habilidades como coordenação motora, fala, afetividade, relacionamento pessoal, companheirismo, socialização e memória.
O projeto social surgiu em Corumbá há três anos, quando Fábio exercia a função de bombeiro na cidade pantaneira. “A ideia era utilizar o cão como terapia para ajudar no desenvolvimento de quem realmente precisa”, falou sobre o trabalho dos animais com crianças portadoras de necessidades especiais.
Atualmente, o projeto funciona uma hora por semana na Escola Municipal Professor Mucio Teixeira Junior, na Vila Carlota, na Capital. “Nossa intenção é expandir o trabalho, que hoje é voluntário”, afirmou o Fábio, que costuma levar os animais para visitar outras escolas e creches da cidade.
Responsáveis pelos sorrisos nos rostos das crianças, os cachorros Kauê, 8 anos, e Airon, 6, são da raça Golden Retriever e estão acostumados a todos os tipos de aproximação com humanos. Mansos dóceis, eles recebem abraços e carinhos por onde passam. “As crianças ficam só na expectativa de poder chegar perto”, disse a diretora do CEI Zedu, Jô Santos Silva.
Quem quiser saber mais sobre o projeto ou sobre como receber a visita do projeto “Cão Herói, Cão Amigo – Terapia com Cães” pode procurar o capitão Fábio no quartel dos Bombeiros no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado
Fotos: Chico Ribeiro