Campo Grande (MS) – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro de Governo da Bolívia, Carlos Romero Bonifaz, se reuniram nesta segunda-feira (1º), na sede da pasta boliviana, em La Paz, para discutir a entrada de haitianos no Brasil que usam a Bolívia como rota de entrada em território brasileiro.
No encontro bilateral, as autoridades também trataram da questão de segurança nas áreas de fronteira, e decidiram intensificar o trabalho de fiscalização para combater o narcotráfico, o tráfico de armas e de pessoas.
“É de fundamental importância que Peru, Bolívia e Equador estabeleçam formas de fiscalização conjunta com o Brasil nas fronteiras para que a gente possa combater os crimes transnacionais”, disse o ministro.
Sobre a questão migratória de haitianos, Cardozo afirmou que “organizações criminosas incentivam a imigração ilegal, quando ela pode ser feita de forma legal em condições muito melhores não só para aqueles que migram como também para os países que os acolhem”. O ministro classificou o encontro como “muito produtivo”.
Também participaram da discussão o Assessor Especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, o embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães e o diretor executivo da Polícia Federal, Rogerio Galloro.
Nesta terça-feira (2), Cardozo e sua equipe se reúnem com autorides do Peru, em Lima.
Ministério da Justiça