Campo Grande (MS) – Magros e emocionados, mas muito motivados e determinados. Assim chegaram para a formatura os 18 concluintes da sétima edição do Curso de Operações Táticas Especiais (CATE), oferecido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Ao todo 38 candidatos se inscreveram, desses apenas 15 policiais militares de MS, 2 policiais rodoviários federais e 1 policial militar do Estado do Acre conseguiram se formar. A solenidade de conclusão CATE foi realizada na manhã desta quinta-feira (3.5) e contou com a participação do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel Esli Ricardo de Lima, o comandante-geral da PM, coronel Waldir Ribeiro Acosta, entre outras autoridades civis e militares.
Foram 37 dias de curso, sendo 420 horas/aulas de instruções de ações táticas especiais, técnicas de tiro, gerenciamento de crises, segurança de autoridades, operações helitransportadas e rurais.
Segundo o comandante do Bope, major Wilmar Fernandes, o CATE habilita o policial a operar em um grupo tático de sua instituição, responsável pelas ações de resgate de reféns, intervenções em ambiente confinado, táticas verticais, ações anti bomba, e também em operações em ambientes hostis.