Coxim (MS) – O 5º SGBM/Ind, por delegação da Diretoria de Ensino Instrução, Pesquisa e Educação (DEIPE), ministrou o curso de formação de Guarda Vidas de piscina, aos militares do 47º Batalhão de Infantaria, com a participação de 12 militares entre cabos e soldados.
O curso foi solicitado pelo Comandante do 47º Batalhão de Infantaria TC Guimarães, e teve como objetivo formar e capacitar os militares que atuam como guarda vidas na área de lazer do 47º BI, para realização de prevenção de acidentes e salvamento aquático em piscinas com segurança, agilidade e eficiência, aplicando os procedimentos de primeiros socorros se necessários.
Conforme levantamentos da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, anualmente milhares de pessoas sofrem lesões em atividades aquáticas ou se afogam, sendo que as lesões podem ser simples como uma contusão ao cair na borda da piscina ou casos mais graves como lesão na coluna provocada por esportes aquáticos ou pela síndrome do mergulho em águas rasas até afogamentos em seus vários níveis, causando parada cardiorrespiratória e podendo levar a morte se não for atendido imediatamente.
Para se evitar essas verdadeiras tragédias sociais, é necessário que os clubes públicos e privados, tenham em seu parque aquático pessoas treinadas para atuarem na prevenção e atendimento imediato as emergências que possam vir a acontecer.
O Comandante do 5º SGBM/Ind, Cap Venâncio coordenou o curso para que essas pessoas obtivessem treinamento específico e uma visão prevencionista, onde o risco de incidentes seja diminuído ou se apesar das ações de prevenção, o afogamento ocorrer, esses militares possam estar preparados para realizar o salvamento aquático e prestar o Suporte Básico de Vida – SBV, que são manobras que garantem uma maior chance de vida as vítimas de submersão.
O curso teve uma carga horária de 52 horas aula e foi formatado nos moldes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, SOBRASA. Também foi trabalhada a campanha Piscina mais Segura.
O curso foi realizado nas dependências da área de lazer do 47º BI com instruções praticas e teóricas, e contou com os seguintes instrutores e monitores; Cap Venâncio (coordenador), ST Christofer, 1º Sgt José Carlos, 3º Sgt Anderson, 3º Sgt Jailson e Sd Alcântara, onde ao final do curso os alunos foram avaliados com provas praticas e teóricas em todas as matérias .
O Comandante do 5º SGBM/Ind, alerta que clubes, balneários e ocupações que proporcionem concentração de pessoas nas áreas destinadas aos banhistas, devem ter dois guarda vidas, duas boias e dois coletes salva vidas a cada 500 m² de lâmina d’água, conforme a Norma Técnica 01 da Lei 4.335/13.
CBMMS