Campo Grande (MS) – O Sistema Informatizado de Atendimento de Acidente de Trânsito do Batalhão de Trânsito de Campo Grande é um dos vencedores do Prêmio de Inovação da Gestão pública, realizado pelo Governo do Estado por meio da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul.
A ideia do sistema uniformizado que garantiu o 3º lugar no prêmio, nasceu da necessidade de dinamizar o atendimento ao cidadão, por meio da ferramenta tecnológica, que proporciona ao agente de trânsito a possibilidade de prestar serviços mais ágeis e eficazes à população.
Segundo o tenente-coronel Renato Tolentino Alves, que comanda o 17º BPTran, o policial militar gastava aproximadamente uma hora com o preenchimento de formulários, que eram encaminhados para a sede do batalhão, para serem digitados. Assim a demora para a retirada do boletim de ocorrência podia chegar a 90 dias.
Com o novo sistema implantado pelo Batalhão de Trânsito de Campo Grande, agora o policial insere os dados no tablet, e em menos de 20 minutos conclui o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT), que pode ser retirado pelo cidadão no dia seguinte.
O sistema premiado foi desenvolvido pelo soldado da Polícia Militar Paulo Henrique da Silva Leite, atualmente lotado no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS). O programa foi feito em conjunto com o Empresa PSG, prestadora de serviço na área tecnológica.
A entrega do XI Prêmio Sul-mato-grossense de Inovação na Gestão Pública aconteceu nesta quarta-feira (10), no auditório da Governadoria, em Campo Grande, com a distribuição de R$ 24 mil em prêmios. Esse ano o prêmio foi dividido em duas categorias: Ideias Inovadoras Implementáveis e Práticas Inovadoras de Sucesso, reconhecendo a criatividade e valorizando o talento dos servidores públicos que aplicaram inovadoras ideias em boas práticas com o objetivo de garantir melhoria na prestação dos serviços públicos.
Vencedores
Categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”
1º lugar
Prática: Nexxus – Plataforma Digital de Gestão de Parcerias Estratégicas
Órgão: Secretaria de Estado de Educação
Responsável: Lusival Pereira dos Santos
2º lugar
Prática: Horta hidropônica em Penitenciária. Humanização da Pena e Economicidade da Administração Pública
Órgão: Agepen/MS
Responsável: Raul Augusto Aparecido Sá Ramalho
3º lugar
Prática/Proposta: Informatização das ocorrências de acidentes de trânsito
Órgão: Secretaria de Estado de Segurança Pública
Responsável: Paulo Henrique da Silva Leite
Categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”
1º lugar
Prática/Proposta: Inversão de fases no Processo Licitatório
Órgão: Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização
Responsável: Ana Paula Martins Pereira
2º lugar
Prática/Proposta: Frota + Verde: GNV Um Novo olhar
Órgão: MS Gás
Responsável: Regiane Schio
3º lugar
Prática/Proposta: Desfazimento de Sucata
Órgão: Secretaria de Estado de Educação
Responsável: Alessandro José Perassoli