Campo Grande (MS) – Deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (22.3), em 2ª discussão, o Projeto de Lei Complementar 001/2018, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação de dispositivos da Lei Complementar 114, de 19 de dezembro de 2005. O projeto aprovado hoje assegura a partir de 2019 a promoção a todos os policiais civis para a classe seguinte preenchidos os critérios de avaliação, de curso de aperfeiçoamento e o decurso de tempo.
A votação foi acompanhada de perto pelo Delegado Geral da Polícia Civil – dr. Marcelo Vargas Lopes, da presidente da Adepol/MS – Delegada Regina Márcia Rodrigues de Brito Mota, o presidente do Sinpol Giancarlo Miranda e de vários delegados da PCMS, bem como representantes do Sindicato.
A proposta que traz novas regras para o progresso promocional nas carreiras da Polícia Civil estadual foi aprovada por unanimidade.

No final do ano de 2015, uma comissão que contou com a participação da Sejusp, do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol/MS), que representa investigadores, escrivães e agentes de polícia científica, Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (Adepol), Associação dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (APOMS) e do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas do Estado (Sinpap) foi criada, e desde então o tema, que foi um dos compromissos do governador Reinaldo Azambuja, passa a considerar a dedicação e comprometimento dos policiais com o serviço e a capacitação continuada.
Com o advento da promoção automática, os policiais serão avaliados de forma objetiva pelos superiores, desde que passem por cursos de capacitação e atendam ao critério de tempo destacando-se o fim do quadro de vagas, o interstício de cinco anos em cada classe e critérios objetivos de avaliação.