Campo Grande (MS) – As cinco delegacias do Centro de Policiamento Especializado (Cepol), que antes funcionavam no precário prédio localizado na Avenida Ceará, em Campo Grande, tem a partir de hoje novo endereço: a rua Soldado PM Reinaldo de Andrade, no bairro Tiradentes.
A moderna e ampla sede com 80 salas e 2 mil 164 metros quadrados de área construída, foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (10) pelo governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf e o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues.
De acordo com o secretário de Segurança, o prédio atende uma reivindicação de mais de 4 anos de delegados, policiais e também do Sindicato dos Policiais Civil de Mato Grosso do Sul (Sinpol). “O governador Reinaldo Azambuja priorizou a operacionalização deste Centro, possibilitando oferecermos atendimento de qualidade às vítimas e condições dignas de trabalho aos policiais, que é uma prioridade deste governo”, destacou Sílvio Maluf.
O novo Cepol conta com recepção, seis depósitos para o armazenamento de materiais apreendidos, sendo um coletivo e mais cinco individuais, sala de reconhecimento, duas copas, refeitório, ampla sala de reuniões, banheiros separados para o público e os servidores, pátio para veículos apreendidos, quatro celas e estacionamentos interno para viaturas e servidores e externo para o público.
Para o Delegado-Geral da Polícia Civil a moderna estrutura do Cepol inaugurada nesta segunda-feira representa ganhos não apenas para a instituição, mas também para a população. “Em condições dignas de trabalho os policiais trabalham mais motivados e quem ganha com isso é a população, que já tem uma das melhores polícias do Brasil, com índices de esclarecimentos de crimes contra a vida comparado a países de primeiro mundo como o Estados Unidos”, disse o delegado Roberval.
Em seu discurso o governador Reinaldo Azambuja frisou que uma das prioridades da Administração Estadual é construir uma política eficiente de segurança pública, estruturando as polícias e melhorando as condições de trabalho dos servidores. “Entregar esse prédio que foi alugado no governo anterior mas não foi colocado em operação, e que foi por nós totalmente estruturado, significa você oferecer uma melhor condição de trabalho aos servidores e principalmente poder acolher melhor a população de Campo Grande e do Estado. A segurança pública é um compromisso nosso”, ponderou Reinaldo Azambuja.
Alexandre Barbosa, presidente do Sinpol, lembrou que o antigo prédio do Cepol não tinha mais condições de uso e que haviam ações de interdição ajuizadas. “Lá era um local insalubre que não tinha condições de trabalho e hoje é uma nova casa, um novo prédio, ficamos contentes que as nossas reivindicações demoraram mas foram atendidas”, enfatizou.
Sob medida
De acordo com Fábio Alex, arquiteto responsável pela obra, o prédio foi construído sob medida para atender as necessidades das cinco delegacias que funcionam no Cepol. “Antes da elaboração do projeto, várias reuniões foram feitas entre as equipes da Sejusp e da Delegacia-Geral da Polícia Civil, bem como com os próprios delegados titulares que nos apontaram as necessidades da polícia e também da população e a partir daí o prédio foi construído especificamente para atender cada uma das delegacias do Cepol”, explicou.
O novo Cepol abriga as especializadas Polinter (Delegacia Especializada de Polinter e Capturas), Dedfaz (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Defraudações e Falsificações), DEH (Delegacia de Repressão a crimes e Homicídios), Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), e Deops (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social).
Fotos: Chico Ribeiro