Campo Grande (MS) – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) recebeu, nesta quarta-feira (8), alunos com deficiência auditiva de escolas públicas estaduais que realizam contraturno no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/SED/MS).
Por meio de um projeto, os professores viram uma maneira de ensinar aos alunos as regras de trânsito e circulação. Durante três meses, os estudantes tiveram aulas teóricas sobre legislação e direção defensiva e ainda tiveram aulas práticas de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros.
O projeto foi concluído com a visita feita hoje ao Detran-MS, onde os alunos puderam conhecer de perto o funcionamento do órgão executivo máximo de trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul.
Na ocasião foi explicado sobre a solicitação de atendimento em Libras nos exames da primeira habilitação e renovação da CNH, serviço que existe no Detran-MS desde 2007, e é totalmente gratuito para todo o estado.
Para solicitar este procedimento, o candidato que está em processo de primeira habilitação deve procurar uma autoescola, a qual entra em contato com o órgão estadual para pedir o acompanhamento. Já para renovação basta dirigir-se à sede do Detran.
Durante a visita, os estudantes e profissionais do CAS foram acompanhados pela intérprete de libras do órgão e tiveram a oportunidade de conhecer os servidores surdos do departamento.
Comunicação Detran-MS