Campo Grande (MS) – Nos próximos dias deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a instituição de mais um Conselho Comunitário de Segurança Indígena, agora na Aldeia Água Bonita, localizada em Campo Grande. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, e deverá seguir o modelo aplicado nas aldeias nas aldeias Bororó e Jaguapiru, localizadas na Reserva Indígena de Dourados.
A novidade foi anunciada pelo secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, e o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro, durante reunião com a nova cacique da Aldeia Água Bonita, Alicinda Tibério, o vice-cacique Sebastião Miguel e o assessor comunitário para questões indígenas da Prefeitura de Campo Grande, Elcio Terena, realizada nesta quarta-feira (7.8).
De acordo com o secretário Antonio Carlos Videira, esse tipo de iniciativa permite que a polícia trabalhe em conjunto com a comunidade. “Onde existe a presença dos órgãos de segurança pública, o crime tende a diminuir. E junto com a comunidade, o resultado é bem melhor”, destacou Videira, ao dizer que já está sendo planejada uma ação na aldeia para confecção de RG’s.
Na manhã de hoje a equipe da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, já esteve na Aldeia Água Bonita para acertar os detalhes da instituição do novo conselho que deverá acontecer em breve, conforme o coordenador de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro.
Conselhos Comunitários de Segurança
Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Para mais informações, contatar a Coordenadoria estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS, pelo telefone (67) 3318-6856/6800.