Campo Grande (MS) – A partir do dia 30 deste mês, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) passa a contar com o Sistema de Comunicação Eletrônica do Governo do Estado. Toda a documentação que antes era impressa e entregue pessoalmente entre os setores, como comunicações internas e ofícios, agora será feita online. Na manhã desta sexta-feira (22) servidores penitenciários da capital participaram de um treinamento para a utilização do novo sistema (foto).
Segundo o responsável pela implantação do projeto e instrutor do treinamento, Antônio Muller, coordenador da Agiosul, o sistema funciona como uma espécie de caixa de e-mail onde cada servidor tem seu login e pode acessá-lo por uma página na internet. “A substituição do papel pelo formato eletrônico diminui o tempo de resposta”, explicou.
Elaborado em quatro níveis, o sistema permite acessos diferenciados aos gestores, elaboradores, gestores em nível de substituição e repasse de documentos. As grandes novidades são o sistema de certificação digital que vai permitir a assinatura digital do servidor, como já é realizado em diversos órgãos do judiciário em Mato Grosso do Sul e código de validação do documento que permitirá o acesso a qualquer cidadão. “É o primeiro sistema do estado a utilizar essa ferramenta de validação documental”, explicou Muller pontuando a importância em validar documentos com origem no Poder Público.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, participou da abertura do curso e destacou que o sistema irá facilitar a comunicação interna e garantir ainda mais eficiência e agilidade, conforme normativas da Secretaria de Estado de Administração e desburocratização.
De acordo com o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Siegfried Rosenacker, o curso foi oferecido primeiramente a servidores da Sede e das unidades da capital e será disponibilizado, na sequência, a unidades do interior.
Conforme a SAD, a implantação do novo sistema nas secretarias está obedecendo a um cronograma pré-estabelecido. A meta é que até outubro o sistema já esteja funcionando em todos os órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul.
Com informações de Rejane Monteiro, da SAD.
Keila Oliveira