Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou nessa segunda-feira (14) uma operação pente-fino no Presídio de Trânsito de Campo Grande em busca de materiais ilícitos em poder dos internos.
Coordenada pela Diretoria de Operações, a ação envolveu a participação de cerca de 30 agentes penitenciários e contou com o apoio da Tropa de Choque da Polícia Militar e da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp).
De acordo com o diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Regis, durante a operação foi vistoriado todo o pavilhão 1 do presídio, que abriga cerca de 230 detentos.
Relatório divulgado pela direção do Ptran aponta, durante a varredura, foram apreendidos 18 celulares, cinco carregadores, 11 chips telefônicos, cinco fones de ouvido, um cabo USB, um cartão de memória e nove porções de maconha, além de 172 papelotes da droga.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a vistoria integrou o cronograma de atividades de rotina do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, conforme diretrizes do Governo do Estado e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, com objetivo apreender materiais proibidos e prevenir movimentos subversivos à ordem e à disciplina no presídio, bem como promover mais segurança à toda a população.
Stropa ressalta que operações pente-fino representam apenas uma das frentes de atuações executadas pela agência penitenciária nesse sentido. “Trabalhamos também com ações de inteligência; revistas em visitantes; verificação constante no entorno das áreas internas dos presídios, para impedir que cheguem até ás mãos dos detentos materiais arremessados pelos muros; além de realizarmos vistorias rotineiras em espaços menores e específicos em nossas unidades”, finaliza.
Keila Oliveira