Campo Grande (MS) – Para incentivar a reinserção social de detentos de maneira educativa, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – campus Campo Grande. A proposta é desenvolver cursos técnicos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade à distância com reeducandos da capital.
Com carga horária de 180 horas, as aulas iniciaram, nessa terça-feira (10.3), com internos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) nas áreas de Vendedor e Operador de Computador. Durante a abertura dos trabalhos, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, frisou a importância do oferecimento de oportunidades de capacitação aos reeducandos, para possibilitar uma vida digna no sustento da família e quebrar o ciclo da reincidência criminal. “São parcerias como essas que nos ajudam nessa missão, então aproveitem essa chance de recomeço com uma qualificação profissional de excelência”, ressaltou.
Com o objetivo de promover acesso a um ensino público, gratuito e de qualidade, a parceria entre Agepen e IFMS visa aprofundar os trabalhos, estabelecendo uma contribuição significativa tanto para a comunidade, quanto para a difusão da ciência e tecnologia no estado. Nesse sentido, abrangendo também as pessoas em privação de liberdade.
A ação é coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Assistência Educacional. Para o desenvolvimento das atividades, os alunos receberam um kit contendo uma camiseta e um bloco de anotações. Ao todo, 20 internos estão matriculados nessa primeira etapa dos cursos.
Conforme a chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agepen, Rita de Cássia Argolo Fonseca, primeiramente as aulas serão ministradas aos custodiados do IPCG, com a possibilidade de expansão a outras unidades penais. “A partir dessa parceria, uma vaga foi cedida a um servidor penitenciário no curso de monitoramento eletrônico desenvolvido pelo IFMS no Comando Militar do Oeste”, informou.
O diretor-geral do IFMS, campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Junior, destacou que o verdadeiro papel do educador é ter a grata satisfação quando consegue transbordar os muros da instituição e atender a comunidade em suas variadas necessidades. “Estou feliz em concretizar essa parceria, porque estamos tratando de um público muito especial e que a gente entende e acredita no potencial que se pode construir com uma ação relativamente simples para nós, mas muito impactante para aqueles que vão receber a formação”, afirmou.
De acordo com Dejahyr, a partir dessa parceria é possível pensar em novas ofertas de ensino – graduação ou especialização. “Esse foi o primeiro passo, mas pensando em caminhar para formações em outras modalidades, seja presencial ou à distância”, disse.
A entrega de certificados está prevista para julho deste ano. O interno Juliano de Jesus Amaral, 32 anos, está otimista com o início do curso, com o sonho de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Preso há um ano e meio, Juliano pretende se especializar na área de vendas, que era um ramo onde sempre atuou. “Essa qualificação vai ser muito importante, vai me ajudar muito para provar que no tempo em que estive preso eu me especializei e me capacitei para ter uma vida melhor em liberdade”, garantiu.
Segundo a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, melhorar as competências para o mercado por meio da qualificação não necessariamente custa dinheiro, pois existe uma série de cursos online, de qualidade e qratuitos, como esses que estão sendo apresentados pelo IFMS.
Também estiveram presentes na aula inaugural o diretor de Ensino à Distância, Elton Valiente; a coordenadora de Ensino à Distância, Lívia Pesente de Lacerda; o diretor do IPCG, Francisco Sanábria; além de professores e servidores penitenciários.
Convênio
O termo de Cooperação Técnica foi assinado no final de fevereiro e contou com a presença da reitora do Instituto, Elaine Borges Monteiro Cassiano, que recordou que o convênio já vem sendo elaborado desde 2017, quando era diretora da educação superior e pró-reitora de ensino; atualmente, enquanto reitora, fez questão de participar da assinatura.
“É um momento ímpar, porque faz tempo que precisávamos dessa parceria, que consiste na oferta de cursos que tem o potencial de aumentar a empregabilidade dos alunos, uma vez que melhora o currículo. Nós não formamos estudante para o trabalho apenas, mas sim para o mundo do trabalho e essa parceria vem ao encontro da nossa função social e oferecer nossos serviços para vocês, que também são referência é motivo de muito orgulho”, reforçou.
A reitora informou, ainda que, a instituição possui um portfólio de cursos livres abertos tanto aos reeducandos quanto aos servidores, com carga horária de 10 horas com a possibilidade de emissão do certificado na hora.
Além disso, também participaram da reunião o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves; a pró-reitora de Extensão, Paula Luciana Bezerra da Silva Fernandes; o diretor-geral do campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Junior; a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro; e a chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agepen, Rita de Cássia Argolo Fonseca.
Texto e Fotos: Tatyane Santinoni.