Jardim (MS) – Novos uniformes e cobertores foram entregues na última semana aos reeducandos do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, no município de Jardim. A ação fez parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e os conselhos da Comunidade de Jardim, Bonito e Bela Vista.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, participou da solenidade de entrega das peças e destacou a importância do reforço no uniforme dos detentos e da distribuição dos cobertores nesse período do inverno. “Demonstra o comprometimento do sistema penitenciário e dos parceiros envolvidos em garantir um tratamento penal mais digno e humanizado”.
A uniformização dos custodiados é instituída na unidade prisional desde 2012, no entanto é necessário fazer a troca constante das peças, devido ao desgaste com o uso, conforme explicou o diretor do presídio, Creone Conceição Batista. Segundo ele, cada reeducando recebeu duas camisetas, duas bermudas, e uma calça. “A padronização das roupas, além de possibilitar uma acentuada melhoria da segurança no presídio, também ajuda a promover igualdade entre os internos”, afirmou. No total, 50 cobertores também foram distribuídos.
Também participaram do evento o juiz da 2ª Vara Criminal de Jardim (em substituição legal), Luiz Alberto de Moura Filho; o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Adilson Alves de Macedo; o presidente da Ordem do Advogados do Brasil (OAB) em Jardim, Janes Couto Sanches; a defensora pública Andreia Pereira Nardon e o vereador Gláucio Cabreira da Costa; além do diretor de Operações e do chefe de Gabinete da Agepen, Reginaldo Regis e Dumas Torraca, respectivamente.
Visita
Após a solenidade de entrega dos uniformes e cobertores, o diretor-presidente da Agepen visitou as instalações do Estabelecimento Penal “Máximo Romero” e da unidade destinada ao regime semiaberto, construída ao lado. Durante a visita, Stropa conversou com servidores e internos, verificou a estrutura do prédio, qualidade da alimentação, entre outras ações.
Além das atividades já desenvolvidas no local – como cozinha terceirizada e escola – está em fase de projeto a implantação de uma fábrica de cadeiras de rodas em parceria com a Prefeitura de Jardim e com uma empresa de segurança da cidade. Pela proposta, os internos trabalharão na fabricação das cadeiras, a serem doadas à população carente da região que necessitar do equipamento.
Keila Oliveira