O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, se reuniu na manhã desta terça-feira (6), com representantes da Polícia Federal. O foco do encontro foi fortalecer articulações interinstitucionais, bem como, propor soluções para integração dos bancos de dados.
Estiveram presentes o superintendente Regional da Polícia Federal, Marcelo Botelho, o delegado Regional Executivo, Fabrício Rocha, e o chefe de Gabinete da Agepen, Valdimir Ayala Castro.
Conforme o superintendente regional, a parceria entre as instituições já existe há tempos e a ideia agora é apenas reforçar esse trabalho conjunto.
“Temos a intenção de fortalecer as ações, por meio da integração dos sistemas. O objetivo é para que tenhamos um banco de dados mais consolidado e consigamos identificar autores que estiveram em cenas de crimes e ainda não foram reconhecidos”, afirmou Botelho.
A iniciativa visa permitir acesso mútuo entre o Sistema Integrado de Administração do Sistema Penitenciário (Siapen) e o Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais (AFIS), utilizado pela Polícia Federal. Com a proposta, será possível aumentar o índice de resolução de crimes e garantir mais segurança à população.
Durante o encontro, Aud agradeceu o apoio recebido da PF, que tem sido uma grande parceira em ações que envolvem a Agepen. “A atuação integrada com diversas instituições ligadas à segurança pública, justiça criminal e execução penal tem sido a prioridade do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul”, informou o dirigente.
Texto e foto: Tatyane Santinoni