Campo Grande (MS) – Agentes penitenciários de plantão no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande), apoiados por policiais militares de serviço na vigilância das muralhas da unidade, frustraram a tentativa de fuga de dois presos no início da madrugada desta terça-feira (5).
Por volta da 1 hora, os reclusos Fidel Vargas Marques Bezerra, condenado pelo artigo 157 do CP (roubo), e Ivanildo da Silva Anselmo, condenado por lesões corporais seguida de morte (artigo 129 do CP), foram flagrados pelos agentes na área entre o alambrado e o muro do presídio. Eles chegaram ao local após serrarem a grade da cela e cortarem a cerca de proteção.
A movimentação foi detectada pelos servidores penitenciários através do sistema câmeras de segurança. O alarme foi acionado e isso possibilitou que os demais agentes e policiais militares presentes detivessem os detentos. Ninguém ficou ferido na ação.
Os dois presos estavam alojados na cela 11, do pavilhão 2 – A, juntamente com mais 19 detentos, que não empreenderam fuga. Fidel e Ivanildo foram recolhidos em cela disciplinar e responderão administrativa e criminalmente pelo ato.
A direção da unidade, a partir de agora, toma as providências de praxe, que são lavratura de boletim de ocorrência, exame pericial na cela, reparo da grade serrada e do alambrado cortado, e instauração de procedimento para apurar as circunstâncias do fato e a responsabilidade dos presos.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, ressalta a competência dos agentes penitenciários que, durante as 24 horas do dia, além de inúmeras outras atribuições, monitoram cerca de 99 câmeras de segurança e são eficientes a ponto de frustrar tentativas como essa.
Keila Oliveira