Pelo segundo ano consecutivo a Unidade Educacional de Internação (UNEI) Masculina Laranja Doce, localizada em Dourados, tem dois adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que permite o ingresso em uma Universidade Federal.
Os alunos aprovados participaram da modalidade Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL 2022) e alcançaram notas de destaque, sendo classificados. Na fase de preparação do exame, os adolescentes foram capacitados pelos professores da Secretaria de Estado de Educação (SED), de acordo com o Plano de Educação Nacional.
Para o adolescente aprovado em Engenharia Mecânica, trata-se de uma conquista: ‘’Sempre almejei cursar uma faculdade, mas no passado fiz algumas escolhas erradas, agora vejo essa oportunidade como uma forma de mudar de vida’’.
Já o socioeducando classificado para cursar História conta que é a primeira pessoa da família a iniciar uma graduação: ‘’Os meus familiares estão muito felizes, acredito que isso vai proporcionar novas experiências para que eu possa ser um excelente profissional”.
O Diretor da Unidade Educacional, José Marcondes Nantes de Brites, entende que para chegar a esse resultado é necessário o trabalho conjunto com toda a Equipe da Unei e da Superintendência e complementa: ‘”acredito que a educação é fundamental para o processo de ressocialização dos adolescentes”.
A Superintendente de Assistência Socioeducativa Tatiane Rezende, ressalta a importância do efeito que educação pode proporcionar. ‘’ “São sucessivos resultados que demonstram a importância do trabalho que tem sido realizado, em especial, no comprometimento com um dos principais eixos da Socioeducação, que é a educação, que traz a esperança e a capacidade de mudar completamente as realidades desses adolescentes. ”
Enem PPL
Possibilita a participação dos estudantes privados de liberdade no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A prova avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como SISU, PROUNI e FIES.
Valesca Silva – Estagiária SAS