O Governo do Estado formou 412 novos policiais civis, em solenidade realizada na noite desta terça-feira (14), em Campo Grande. São 107 delegados, 58 peritos médicos legistas, 96 peritos criminais, 54 peritos papiloscopistas e 97 agentes de polícia científica, aprovados em concurso público e que concluíram o curso de formação.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de formatura, destacou que os novos servidores, irão reforçar a segurança pública na capital e interior do estado. “Serão lotados em sua maioria no interior do estado, porém serão abertos concursos de remoção para que aqueles que estão em outros municípios possam ser transferidos para Campo Grande, reforçando assim a segurança pública em todo o Mato Grosso do Sul”, destacou.
Os cursos de formação aconteceram entre o final do mês de março e o início deste mês, totalizando mais de 600 horas aulas, que prepararam os novos policiais para a atividade fim, de autoridade policial, peritos criminais, peritos médicos legistas e peritos papiloscopistas. “Estão preparados para servir e proteger a população sul-mato-grossense”, pontuou Roberto Gurgel, Delegado Geral da Polícia Civil.
Dos novos formados pela Polícia Civil, a grande maioria, 305 atuarão na Coordenadoria Geral de Perícias e, conforme Glória Suzuki, Coordenadora Geral de Perícias, darão celeridade a exames e laudos periciais. “Tínhamos um déficit de servidores que será suprido com esses formandos, que reforçarão os efetivos em todas as unidades do estado, dando celeridade ao trabalho”, disse.
Homenageados
Durante a cerimônia de formatura, os novos policiais homenagearam com nomes de turmas o diretor do Instituto de Identificação, Márcio Cristiano Paroba – nome da turma de peritos papiloscopistas, o diretor do Instituto de Medicina e Odontologia Legal, Sílvio Luís Lemos, nome da turma de peritos médicos legistas, a primeira dama do estado, Fátima Azambuja, nome da turma de delegados e o agente de Polícia Científica, Diocezar Monteiro Maidana, nome da turma de agentes de Polícia Científica.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública também foi patrono da turma de delegados e o Delegado Geral da Polícia Civil o paraninfo.
Fotos: Chico Ribeiro