A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul conta com 250 novos cabos. A solenidade de formatura dos praças aconteceu nesta quarta-feira (16), no Comando-Geral da PM, em Campo Grande e contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
Os formandos são policiais que ingressaram na corporação como soldados e após concluírem com aproveitamento do 26º Curso de Formação de Cabos com 703 horas/aulas de duração, ascendem de graduação. “Hoje os senhores saltam um patamar de soldado para cabo e tenham certeza que muitos policiais militares enxergarão nos senhores um exemplo a ser seguido”, disse o Comandante-Geral Marcos Paulo Gimenez, durante seu discurso.
O Curso de Formação de Cabos teve início no mês de janeiro foi realizado no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, em Campo Grande. Com foco na filosofia de polícia comunitária e proteção da população, a formação dos novos cabos utilizou metodologia híbrida de ensino, alinhando ensino presencial, com as aulas práticas de tiro, por exemplo e, remoto por meio de vídeo-aulas, com as disciplinas que são teóricas.
Como oradora da turma, Gleiciara Borges Camargo, disse que os cabos formados nesta quarta-feira não serão meros carregadores de divisas. “Tenho certeza que todos honrarão essa nova graduação, cumprindo com dedicação e amor o serviço policial militar, independente do setor ou lotação, trazendo mais segurança para a população e dando orgulho aos nossos familiares e a nossa instituição”, destacou.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que a segurança pública sempre foi prioridade na gestão do governador Reinaldo Azambuja. “Nós reestruturamos e aparelhamos todas as forças, conseguimos adquirir viaturas e armas à altura da nossa tropa, priorizamos as capacitações, com o resgate dos cursos e promoções que estavam atrasados”, pontuou.
Nos últimos 7 anos, o Governo do Estado capacitou, formou e promoveu 6.571 praças, que são os soldados, cabos, sargentos e subtenentes e, 532 oficiais, que são os tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis. “Se chegamos até aqui é porque fomos e somos sustentados por ombros de gigantes”, ponderou o deputado estadual Barbosinha, que esteve presente na formatura e discursou em nome da Assembleia Legislativa.
Os policiais recém-formados retornarão às suas Unidades de origem, distribuídas por todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Os municípios de Amambai, Aquidauana, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Três Lagoas e tantos outros receberão os profissionais preparados para atender a sociedade com técnica e humanidade.
Também estiveram presentes na formatura o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, o Subcomandante-Geral da PM, coronel Renato Garnes, o deputado estadual Coronel Davi e o delegado Fabiano Nagata, que representou o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel.