Durante o Encontro de Segurança e Combate a Crimes Transfronteiriços Brasil/Bolívia, que acontece desde quarta-feira (20), em Rio Branco – Acre, o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, defendeu que a palavra de ordem é integração entre as forças de segurança brasileiras, bolivianas e também paraguaias.
“O crime está organizado baseado em países como Bolívia e Paraguai causando malefícios não só para a população desses países, mas também para os brasileiros. Para onde exportam drogas e diversos outros produtos ilícitos que causem tanto mal para a nossa população. O crime organizado ameaça a soberania do Paraguai, da Bolívia e do Brasil”, disparou o secretário.
Citando crimes como roubos de aeronaves e fuga de foragidos do sistema penitenciário brasileiro para territórios bolivianos e paraguaios, o secretário destacou a importância de debater o tema com autoridades de segurança dos países vizinhos.
Tráfico de drogas
Videira também aproveitou a oportunidade para falar sobre os números de apreensão de drogas em Mato Grosso do Sul. De janeiro a setembro deste ano, já foram apreendidas 578,2 toneladas de entorpecentes em território sul-mato-grossense.
“Essa droga veio e foi produzida com mão de obra, tenho quase certeza que escrava, de cidadãos paraguaios e bolivianos. A sua população e a nossa está sendo explorada pelo crime organizado e nós temos o dever de, unidos, defender o nosso povo e para isso temos que ter união, realizar operações de inteligência, buscar reprimir não só o furto, roubo e o tráfico, mas a receptação dos territórios vizinhos daqueles que recebem, por exemplo, aeronaves e veículos roubados, de forma que possamos valorizar o trabalho da polícia e o serviço de inteligência nas nossas fronteiras”, afirmou o secretário.
O evento
O Encontro de Segurança e Combate a Crimes Transfronteiriços Brasil/Bolívia tem por objetivo debater a efetivação de um canal de comunicação para o combate aos crimes transfronteiriços, ações policiais integradas, treinamento, troca de informações, cessão de novas tecnologias e equipamentos de ponta, dentre outras consideradas de interesse público da segurança, justiça e defesa social.
Além de Videira, o governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, os secretários de Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha (AC), Alexandre Bustamente dos Santos (MT), José Hélio Cysneiros (RO), também participarão além de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e autoridades das forças de segurança da Bolívia.
O evento encerra sua programação nesta quinta-feira.
Joilson Francelino, Sejusp
Foto: Assessoria de Comunicação Sejusp-AC