Em um movimento estratégico para modernizar a gestão da segurança pública, uma comitiva da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) realizou uma visita técnica a Belo Horizonte nos dias 28 e 29 de outubro. O foco da missão foi o Observatório de Segurança Pública e o Centro de Gerenciamento e Análise de Dados (CGA) da Sejusp de Minas Gerais, buscando absorver práticas de excelência em análise de dados, monitoramento de indicadores e gestão integrada da informação, que servirão de alicerce para a implantação do futuro observatório sul-mato-grossense.
A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado com a inovação, a eficiência e a integração entre as forças de segurança, alinhando Mato Grosso do Sul a modelos consolidados em outras regiões do país.
Estrutura e metodologia mineira
Durante a agenda, os representantes sul-mato-grossenses foram recebidos pela superintendente do Observatório mineiro, Ana Luiza Werneck Veronezi. A gestora detalhou a estrutura, o funcionamento e as metodologias aplicadas na coleta, tratamento e integração de dados de segurança pública.

Criado em 2016, o Observatório da Sejusp-MG é reconhecido por fornecer indicadores confiáveis e análises estratégicas que subsidiam políticas públicas e ações de prevenção à criminalidade, oferecendo suporte técnico fundamental às forças de segurança do Estado.
A comitiva também visitou o Centro de Gerenciamento e Análise de Dados (CGA) da Polícia Militar de Minas Gerais. O Tenente-coronel PM Robson de Almeida Machado, chefe do Centro, apresentou o papel crucial do CGA na criação de consciência situacional e na qualificação da análise de dados utilizada nas operações da PMMG.
Construção do Observatório Sul-Mato-Grossense
A missão técnica contou com a participação de um grupo multidisciplinar de Mato Grosso do Sul, composto pelo Delegado de polícia Rodrigo Alencar Machado Camapum, o Coronel QOBM Huesley Paulo da Silva, o Perito criminal da Polícia Científica, Saule Viganó Neto, o Coronel QOPM Franco Alan da Silva Amorim e a Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Katiane Mercado Alves.

Para o secretário-executivo de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul e presidente do Grupo de Trabalho do Observatório, Wagner Ferreira da Silva, a troca de experiências é um pilar para o aprimoramento da gestão.
“Estamos reunindo boas práticas para construir um observatório que promova mais transparência, análises aprofundadas e suporte técnico à formulação de políticas públicas de segurança”, destacou Wagner Ferreira da Silva.

O Grupo de Trabalho para a implantação do Observatório de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul foi instituído pela Resolução Sejusp/MS nº 1.052, de 11 de junho de 2025. A equipe é fruto de um esforço integrado, reunindo representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e da própria Sejusp-MS.
O Observatório sul-mato-grossense nasce com a missão ambiciosa de ampliar a transparência dos dados estatísticos, fortalecer a análise por meio da ciência de dados, padronizar procedimentos e, sobretudo, subsidiar gestores na formulação de políticas públicas baseadas em evidências, visando a redução da criminalidade e o aprimoramento contínuo da segurança pública estadual.
Tenente Isabela Leal Pereira
Comunicação PMMS, CBMMS, PCMS
 
                
 
                        