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Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para 2.400 alunos em Três Lagoas

  • 24 abr 2018
  • Categorias:Meio Ambiente
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Campo Grande (MS) – Durante esta semana (23 a 27 de abril), as crianças e adolescentes do projeto Florestinha da Capital realizam trabalhos de Educação Ambiental no município de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a empresa MS GÁS, que é parceira no Projeto.

Os trabalhos tiveram início nessa segunda-feira (23.4), quando foram atendidos alunos da EM Elson Rigo. Serão atendidas também as escolas municipais General Nelson Custódio; Júlio Fernandes Colino e Presidente Médici, com perspectiva total de atendimentos de 2.400 alunos. Também serão atendidos 50 alunos do projeto Florestinha.

Os trabalhos de Educação Ambiental são executados em forma de oficinas didáticas, com as seguintes temáticas:

  1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos;
  2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc;
  3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc;
  4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos;
  5. Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso;
  6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Os trabalhos de Educação Ambiental são executados em forma de oficinas didáticas.

Ao final dos trabalhos são entregues aos professores, folhetos com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às informações, por meio da Educação Ambiental formal. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeia, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.

Programação do Semestre

Os trabalhos continuam na Capital e em Corumbá em maio; em Naviraí e na Capital na semana do Meio Ambiente – de 4 a 8 de junho.

Ainda em junho, no dia 17 será atendida a escola do distrito de Águas do Miranda, em Bonito e, no dia 20 de junho, a escola do distrito de Piraputanga, em Aquidauana.

Texto e fotos: Polícia Militar Ambiental (PMA) 

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