JANEIRO BRANCO – SAÚDE MENTAL

SAÚDE MENTAL é estar bem consigo mesmo e no convívio com as outras pessoas. Reflete um bom nível de qualidade de vida, cognitiva e emocional, ou ainda, pode ser a ausência de uma doença mental. IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL: saber lidar com as emoções, boas ou desagradáveis, que fazem parte da vida normal. A SAÚDE MENTAL proporciona o ajuste necessário para que isso ocorra. PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL: Promover incentivos ou ações de autoconhecimento, de valorização da vida, de como evitar o surgimento de transtornos através das consultas médicas e orientações psicológicas. A melhor PREVENÇÃO é a prática de tudo aquilo que significa melhor qualidade de vida e que ajude no bem-estar biopsicossocial.

 

JANEIRO ROXO – A HANSENÍASE

A HANSENÍASE é uma doença infecciosa causada por micobactérias, consideradas “primas” da tuberculose. Entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala nas peles e nos nervos, manifestando como falta de sensibilidade na pele, manchas brancas ou vermelhas, caroços nas partes mais frias do corpo, tais como orelhas, cotovelos e mãos. A HANSENÍASE É CURÁVEL. Os medicamentos matam as bactérias, porém, quanto mais demorado o diagnóstico, maior probabilidade de sequelas, uma vez que os nervos lesionados não são restaurados. PRIMEIROS SINTOMAS podem ser dor nos punhos e cotovelos, parecidos com tendinite. Nesses casos se torna importante o autoconhecimento e as visitas regulares ao médico diante de quaisquer suspeitas.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.