Campo Grande (MS) – Foi realizada nesta quarta-feira (25) a passagem de comando do 1º Grupamento de Bombeiros Militar de Campo Grande do coronel Romero Inácio de Souza, para o tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior. O evento aconteceu na sede da unidade e contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Esli Ricardo de Lima, que no ato representou a governadora em exercício Rose Modesto, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Joilson Alves do Amaral, do comandante da 6ª Cia de Polícia Militar, tenente-coronel Anderson Ovelar, entre outras autoridades civis e militares.
Considerada a “Unidade Mãe” do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, a história do 1º GBM se confunde com a da implantação da corporação no Estado. Carinhosamente chamado pelos militares que por lá passaram de “Gbzão”, a unidade foi criada no ano de 1970 e possui duas subunidades, sendo elas: 1º e 2º SGBM, além de cinco seções de bombeiros com sede nos bairros Moreninha, Tijuca, Guanandi e na cidade de Nova Alvorada do Sul.
O coronel Romero desempenhou a função de comandante do 1º GBM por quase dois anos (fevereiro de 2016, até janeiro de 2018), e neste período viabilizou diversas melhorias entre elas a inauguração da 5ª Seção de Bombeiros Militar no município de Nova Alvorada do Sul, construção para novas instalações da Seção de Atividades Técnicas, restauração dos muros e fachada do prédio e instalação de grades no contorno da unidade com videomonitoramento.
Durante a solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Joilson Alves do Amaral, reafirmou o seu compromisso com a corporação de fortalecer cada vez mais a instituição no Estado e dar continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido pelo seu antecessor. “O 1º GBM representa para nós bombeiros o início da prestação de serviços de atendimento à população, sendo considerada a maior unidade operacional de MS. Por isso o novo comandante tem uma grande missão, e poderá contar com o apoio do comando da corporação para o desenvolvimento das atividades operacionais e administrativas”, pontuou o comandante-geral.
Sobre o novo comandante
O novo comandante do 1º GBM, tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior é casado com Thaís Gonçalves, com quem tem um filho, Gabriel, de 7 anos. Ingressou na corporação no ano de 1996, e já ocupou diversas funções como a de subcomandante da Academia de Bombeiros Militar de MS, subdiretor de Ensino Instrução Pesquisa e Educação/CBMMS, comandante do 6° Subgrupamento de Bombeiros Militar em Naviraí, chefe de gabinete do subcomandante-geral e chefe do Centro de Proteção Ambiental, desde 2016, atividade que irá continuar exercendo.