Em Brasília, representantes da Segurança Pública de MS participam de Seminário Nacional  

Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, juntamente com o comandante-geral da Polícia Militar, Waldir Ribeiro Acosta, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas Lopes, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Joilson Alves do Amaral e a coordenadora-geral de Perícias do Estado, Glória Setsuko Suzuki, participaram nos dias 13 e 14 de junho do Seminário Nacional de Segurança Pública, que contou com palestras e debates sobre inovações, procedimentos e métodos a serem aplicados nesta área.

O evento foi aberto pelo presidente da República, Michel Temer, que ressaltou a importância da unificação das polícias com o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), medida provisória aprovada no Congresso Nacional e sancionada na última segunda-feira (11.5), em ato realizado no Palácio do Planalto. “As forças de segurança de todo o país terão bases de dados padronizados, inteligência compartilhada e estratégias comuns. Com o crime cada vez mais sofisticado, precisamos que o combate à violência ocorra na mesma altura”, destacou.

Além da implantação do SUSP, foram abordados diversos assuntos como: valorização e proteção policial, legítima defesa, rede integrada de bancos de perfis genéricos, registro de ocorrências, ronda integrada, papel da guarda municipal na segurança pública, bem como os sistemas Conecta e Alerta Brasil.

Durante o seminário o secretário Antonio Carlos Videira, teve a oportunidade de destacar a peculiaridade de Mato Grosso do Sul que faz fronteira com dois países. “No nosso Estado temos dado uma atenção especial para o combate ao tráfico de drogas e outros crimes que são praticados em decorrência dele, mesmo com estas dificuldades, estamos entre os mais seguros para se viver. Isso graças ao empenho de cada servidor da área de segurança pública”.