Aniversário de 20 anos do PROERD em Mato Grosso do Sul é comemorado com programação especial

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul inicia na próxima segunda-feira (19) a semana alusiva as comemorações do aniversário de 20 anos de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD),  que é um programa de prevenção ao uso de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Particulares.

Alunos do PROERD em sala de aula

“É com muita felicidade que iniciamos esta semana alusiva aos 20 anos do PROERD, um programa dessa magnitude já salvou muitas e muitas famílias, ensinando desde criança o mal que as drogas fazem ”, declarou o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Formatura dos alunos do PROERD

O objetivo do programa é a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, família e escola. É uma atividade preventiva, que busca conscientizar as crianças e adolescentes e ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias , tendo sido adaptado para a nossa realidade e é adotado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul há 20 anos.

Alunos cantando a canção do PROERD

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e ao final são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a difundir os conhecimentos adquiridos.

O programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.

Instrutores do PROERD

O PROERD foi implantado no Estado em junho de 1997, com cinco instrutores que foram formados pela Polícia Militar de São Paulo, posteriormente, outros cursos foram realizados, com o  apoio da Polícia Militar do Distrito Federal e da Câmara Técnica da Polícia Militar de Santa Catarina, sendo, então, implantado o programa em diversos municípios do Estado.

Programação:

19/06/17- Segunda-feira- Abertura da Semana Estadual Antidrogas e Lançamento da Semana Comemorativa aos 20 anos do PROERD

Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo

Horário: 8h

20/06/2017 – Terça-feira – Sessão comemorativa Assembleia Legislativa

Local: Plenário da Assembleia Legislativa

Horário: 14h30

21/06/2017- Quarta-feira – Sessão Solene Câmara Municipal de Campo Grande

Local: Câmara Municipal de Campo Grande

Horário: 8h

22/06/2017 – Quinta-feira-  Formatura do PROERD e Caminhada pela vida

Local:  Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo

Horários: 8h – Solenidade e 9h30 – Início da Caminhada

23/06/2017 – Sexta-feira – Culto Ecumênico em Agradecimento aos 20 anos de Atividades do PROERD

Local: Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande

Horário: 19h30

24/06/2017- Sábado: Torneio de Futebol do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola

Local: Rua Giocondo Orsi, 1020- Vilas Boas – Sindicato dos Farmacêuticos

Horário: 9h

Assessoria de Comunicação Social da PMMS