Campo Grande (MS) – A Coordenaria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) realizou em Campo Grande um treinamento operacional para capacitar a tripulação nas operações aéreas de segurança pública. As instruções práticas foram executadas entre os dias 25 a 29 de maio para melhorar o desempenho dos policiais nas operações aéreas de defesa social e para executar missões específicas, como por exemplo, combate a incêndio, carga externa, embarque / desembarque / transporte na preguiça, voo visual noturno, procedimentos em emergências (falhas mecânicas), instrução de rapel e tiro embarcado.
No treinamento, que faz parte de um cronograma anual de instrução, foram utilizadas 20 horas de voo no helicóptero ‘Esquilo’ que pertence a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.
As instruções foram ministradas pelo Tenente Coronel PM Juliano Chiroli e 3º Sargento PM Anderson Gonçalves, ambos pertencentes ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) do Estado de Mato Grosso, e contou com a participação de profissionais da Policia Militar, Bombeiro Militar e Policia Civil, os quais compõe as tripulações de voo da CGPA.
A Coordenadoria tem atuado em todo estado, principalmente na Capital e na fronteira com Paraguai e Bolívia, apoiando os órgãos de Segurança Pública no controle de rebeliões, captura de pessoas, proteção do meio ambiente e defesa civil.
As técnicas estudadas no treinamento são empregadas frequentemente nessas operações. “Instruções como essas servem para garantir um serviço de qualidade à população sul-mato-grossense no desenvolvimento das missões de segurança pública com a utilização do apoio aéreo”, afirmou o coordenador-geral da CGPA, Coronel PM Edilson Duarte.
Comunicação CGPA